top of page
Buscar

Alunas da rede pública de SC e funcionárias do Porto de Imbituba conversam sobre futuro e profissões


Os dias 9 e 10 de outubro foram inesquecíveis para mais de 90 alunas da rede pública de ensino da cidade de Imbituba (SC). Meninas e adolescentes das escolas municipais Ugero Pittigliani e Basileu José da Silva se reuniram com mulheres que trabalham no Porto de Imbituba para falar sobre carreiras consideradas “mais masculinas”, mas escolhidas por essas profissionais.


Organizados pela ONG internacional Inspiring Girls em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Imbituba, os encontros foram nas próprias escolas e contaram com o patrocínio da Mattel.


As alunas puderam conhecer e conversar com profissionais que atuam em diferentes áreas do Porto. As mulheres que estavam presentes eram: Adriana Veloso Baumann, da área de Segurança do Trabalho; Amanda Cristhie Trümmer Gomes, da Comunicação; Camila Kuminek de Amorim, analista de Oceanografia; Cássia Aparecida Rodrigues R. Pereira, chefe do departamento de operações portuárias; Fernanda Diniz Pasqualetti, da área de edificações; Francielle Karoline Barbosa Fernandes, engenheira civil; e Marlei Goldmeyer, Analista de Gestão.


“Foi uma experiência incrível, conseguimos impactar quase cem meninas, apresentando para elas diferentes carreiras que elas podem seguir quando crescer. E mostramos que mulheres podem trabalhar em qualquer área, que não existe isso de profissão de homem e profissão de mulher”, conta Corinne Giely, presidente, no Brasil, da Inspiring Girls.


Organização aborda futuro e profissões para ampliar a presença feminina em diferentes carreiras

Presente em 31 países, a ONG Inspiring Girls foi fundada na Inglaterra em 2016 com o propósito de elevar as aspirações profissionais de meninas conectando-as a role models, ou seja, mulheres inspiradoras que são referência em seus campos de atuação. No Brasil, a organização visa ampliar a presença de mulheres nas áreas científica e de exatas, as chamadas STEM - Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática.


Escolas e empresas de todo o país podem se inscrever junto à ONG para debater carreiras e liderança para mulheres. Os encontros presenciais acontecem tanto nas escolas, quanto nas empresas que se propõe a receber as turmas de meninas. A Inspiring Girls também oferece às alunas cursos de soft skills e de tech skills (como programação básica) de forma a prepará-las ainda mais para o mercado de trabalho. Organizações interessadas podem entrar em contato com a ONG pelo telefone (48) 98802-0173 ou pelo email brasil@inspiring-girls.com.



Equidade de gênero no mercado de trabalho

Uma pesquisa da McKinsey & Co. mostra que alcançar a equidade de gênero no mercado de trabalho poderia acrescentar 12 bilhões de dólares à economia global até 2025. Desde a fundação da instituição, a Inspiring Girls se concentra em apoiar meninas e adolescentes em todo o mundo na procura e realização das suas paixões e aspirações na vida.

Dados mostram que os estereótipos de gênero desempenham um papel enorme na inibição de mulheres em atingirem seu potencial, com 41% das jovens com idades entre os 11 e 21 anos ainda acreditarem que existem profissões e carreiras que as pessoas esperam que elas sigam simplesmente por serem mulheres (Girls' Attitudes Survey, Girl Guiding, 2020). “Nosso objetivo é reduzir esse preconceito e facilitar o acesso de meninas a recursos e atividades que elas não teriam conhecimento. No Brasil, focamos em carreiras mais tecnológicas e nas ciências, fazendo a ponte entre alunas de escolas públicas com mulheres inspiradoras que atuam nessas áreas”, afirma Corinn​e Giely, presidente da Inspiring Girls no Brasil.​


Campanha mundial This Little Girl is Me

Até o dia 18 de outubro a Inspiring Girls está com uma campanha mundial nas redes sociais convidando mulheres para compartilharem fotos de quando eram crianças com uma reflexão de sonhos e conselhos que dariam para suas versões meninas. A ação #thislittlegirlisme acontece mundialmente em comemoração ao Dia Internacional da Menina, comemorado dia 11 de outubro. Mais informações sobre a campanha estão na página do Linkedin da ONG.




futuro e profissões: inspiring girls promove encontros de alunas da rede pública de Imbituba com mulheres inspiradoras

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page